Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

27.09.2011

Reforma e Construção

Como prever custos na hora de reformar?

{lang: 'pt-BR'}

quando custa uma reforma no imóvel

Nada melhor do que colocar em prática aquele projeto para reformar seu imóvel que há tempos está martelando na sua cabeça, não é mesmo?

Mas antes de iniciar a esperada obra é preciso planejamento. Para evitar gastos extras e muitas vezes desnecessários como uma compra apressada de materiais de construção sem uma pesquisa de preço prévia ou a contratação precipitada de mão-de-obra, nada melhor do que a elaboração de um bom orçamento.

Analise as condições do mercado

Além do orçamento, uma análise do momento atual ajuda a compreender as razões de um aumento ou redução nos valores dos terrenos, imóveis, materiais de construção e mão-de-obra. Que o mercado imobiliário está aquecido, nós sabemos. Aqui em Salvador, por exemplo, basta dar uma volta por algumas regiões como a de Patamares, Piatã e Alphaville para notar uma série de novos empreendimentos prestes a serem inaugurados.

Mas, não são só as grandes construtoras que estão a todo vapor: o consumidor, de modo geral, está aproveitando o momento para reformar sua casa ou apartamento. Uma pesquisa realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) constatou que as vendas do varejo de material de construção cresceram 4% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. E claro, com a chegada do final do ano, as expectativas do setor são vendas ainda maiores.

Fique atento às variáveis que podem alterar seu orçamento

Antes de iniciar a reforma do seu imóvel, vale ficar atento as variáveis que podem fazer com que sua obra ultrapasse o orçamento previsto. Uma das principais variáveis é a do preço dos materiais de construção. Na maioria das vezes, existe uma dificuldade em ponderar essas variações porque elas estão atreladas ao peso que o produto exerce no faturamento da loja. Outras duas variáveis também influenciam no preço final do produto para o consumidor, são elas: a localização do estabelecimento e a cobrança ou não do frete.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Procon de Maringá, cidade no interior do Paraná, trouxe resultados alarmantes. A constatação foi a de que alguns materiais de construção chegavam a variar 100% dependendo da loja escolhida pelo consumidor. Agora, a pergunta é: será que aqui na Bahia é diferente?

De acordo com o Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), o mês de agosto registrou uma variação de 0,23% no valor dos materiais de construção. Já a mão-de-obra não teve variação.

Portanto, pelo que tudo indica, o momento é propício para dar início à reforma do seu imóvel. Porém, não se esqueça! Faça um planejamento bem estruturado e um orçamento completo para reduzir gastos desnecessários, pesquise previamente os preços dos materiais de construção e mãos à obra! É chegada a hora de colocar em prática a reforma tão esperada!



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.