Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

22.06.2012

Reforma e Construção

Como montar um jardim pequeno?

{lang: 'pt-BR'}

Engana-se quem pensa que para estar em contato com a natureza é preciso ter grandes espaços no terreno de casa. Montar um jardim pequeno, em casa ou num apartamento, pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina.
Decorar a casa com um jardim pequeno requer alguns cuidados. Embora o melhor seja deixar o jardim em áreas externas – uma varanda, por exemplo – não há nada que te impeça de montar seu jardim dentro de casa, desde que você mantenha as plantas a, no máximo, 3 metros de distância das janelas.

Como montar um jardim pequeno no apartamento

 

Para um jardim pequeno é essencial escolher a planta certa

 

Se você já tem reservado em casa o lugar em que deseja montar seu pequeno jardim, é bom tomar cuidado com as espécies que vai escolher. É preciso levar em conta o microclima da sua casa ou apartamento – a quantidade de sol que entra pelas janelas e o tempo em que mantém aquecendo o ambiente, se há ar condicionado no cômodo e circulação de ar, por exemplo – e a quantidade de tempo que você deseja dispensar ao seu jardim.
Cada planta tem necessidades específicas, e uma boa ideia para facilitar o trabalho de manutenção do seu jardim é agrupar aquelas que tenham necessidades similares.

 

Um jardim pequeno como decoração

 

O seu jardim pode até ser pequeno, mas precisa conversar com a decoração da sua casa. Escolha cores que façam parte da palheta que você já utiliza em casa, e considere que plantas folhosas transmitem tranquilidade, enquanto aquelas cheias de pontas evocam a ideia de energia.

 

Folhas ou Flores?

 

Se sua dúvida é sobre montar seu jardim com flores ou folhagens, saiba que, para ambientes internos, o mais indicado são as folhagens, porque precisam de pouca luz. Se o local do seu jardim pequeno for a varanda, no entanto, você pode começar a escolher as flores, já que estas costumam adorar a luminosidade dos ambientes externos.

 Como montar um jardim pequeno - jardineira

 

Prepare o terreno

 

Na hora de preparar o terreno para o seu jardim pequeno, dê preferência por terra com adubos orgânicos. Se o jardim for na varanda ou dentro de casa, evite plantar sobre o piso – use vasos, canteiros e caixas baixas específicas para jardinagem. Isso evitará problemas com as raízes e com infiltrações. Ainda para evitar infiltrações, monte esquemas eficientes de escoamento e impermeabilização, e dê preferência por revestir a região com pisos de porcelanato, que permitem uma limpeza mais prática e eficiente da área.

 

Suba pelas paredes

 

Se o espaço para o seu jardim for muito pequeno, você pode lançar mão dos jardins verticais. Em voga nos salões de decoração, eles têm aparecido em vários lugares do mundo, sempre com ideias criativas que permitem que você vá desde o clássico – com painéis cujo sistema de irrigação e dreno já vem embutido ou com blocos de cimento criados especialmente para isso – até estilos mais modernos e sustentáveis – reciclando pallets, garrafas pet e até cabos de vassoura.

 

Como montar um jardim pequeno

 

Plantas em aquários

 

Outra opção para quem tem pouco espaço em casa, mas não abre mão de ter alguma proximidade com a natureza, são os terrários. Normalmente formados por suculentas e outras plantinhas de origem desértica, que exigem menos cuidados, os terrários são jardins dentro de recipientes de vidro – garrafas, vasos ou aquários – que fazem composições variadas e são ótimos para os mais diferentes tipos de decoração.

 

Como montar um jardim pequeno na varanda

 

A Planta certa para você…

Que não tem tempo nenhum:

  •  Suculentas
  • Cactos
  • Comigo-ninguém-pode
  • Pata-de-elefante

Que não tem tempo de sobra:

  •  Bromélia
  • Lírio-da-paz
  • Azaléia
Que tem um tempinho:
  •  Camélias
  • Lavandas
  • Begônias

Que tem todo o tempo do mundo:

  •  Orquídeas

 

Para se inspirar e criar o seu jardim pequeno, visite a nossa galeria de imagens:



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.