Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

23.09.2012

Reforma e Construção

Como escolher a primeira casa para morar – Parte 2

{lang: 'pt-BR'}

No primeiro post, sobre como escolher sua primeira residência para morar, escrevemos sobre a importância de um bom planejamento que envolva as possibilidades financeiras, de tipos de imóveis e a importância da localização.
Nesta postagem vamos falar sobre a importância da qualidade da construção, do dilema do novo ou usado e sobre a decisão de uma casa ou apartamento.

Construção

 

Com o passar do tempo você pode querer fazer algumas reformas em sua residência e é preciso que, na hora da compra, saiba o que pode e o que não pode ser movido em uma possível reforma.

 

Como fazer uma boa construção: A construção precisa ter materiais de qualidade
Alguns aspectos da construção que devem ser levados em consideração:

a) a posição do apartamento em relação ao nascer e por-do-sol;

b) a ventilação natural – quanto mais ventilação melhor;

c) e os espaços entre construções, que podem influenciar na ventilação e também na iluminação natural ou até mesmo na visão da residência.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração quando se fala em construção é a distribuição interna dos cômodos. Boa metragem em m² não quer dizer, necessariamente, que a distribuição dos ambientes é bem feita. Preste atenção na planta e, se possível, visite o imóvel ou decorado, para conhecer melhor sua distribuição interna.
Lembre-se: salas pequenas não são recomendáveis. Esse será o principal espaço de convivência de sua residência e por isso é preciso valorizar um imóvel que uma boa metragem neste ambiente.
Os materiais usados na construção também são importantes. Procure saber sobre a procedência e a qualidade dos materiais usados. Quanto melhor a procedência, menos você terá que gastar em reformas no futuro ou terá dores de cabeça com “pequenos inconvenientes”.

Novo ou usado

 

Muitas pessoas gostam de sentirem aquele cheiro de novo do apartamento. Mas, imóveis usados também têm seu charme.
Em alguns casos, há imóveis usados com espaços maiores e localizados em boas regiões, que podem valer mais a pena que um imóvel novo. Os imóveis novos saem na frente por serem construções mais modernas, mas, isso não significa que apartamentos ou casas usadas não tenham uma boa qualidade.
A dica para a compra de um imóvel usado é que é preciso prestar atenção nos detalhes, procurar saber se foi reformado recentemente, quais possíveis problemas de estruturais ele já passou, etc.

Tipo de imóvel

 

Casa ou apartamento, eis a questão.
Se você esta indeciso sobre o tipo de imóvel que vai escolher, temos mais uma dica: casas costumam serem muito grandes e são ideais para famílias – uma boa casa, grande e com quintal amplo pode é o ambientes ideal para a criançada.
apartamentos podem serem ideais para solteiros, jovens casais e pequenas famílias. Obvio que existem opções de apartamentos para grandes famílias, principalmente em Salvador.

O ideial é que você faça uma breve planejamento de sua vida nos próximos anos e opte pelo tipo de imóvel que melhor se enquadra do seu perfil.

Gastos não acabam com a compra

 

Depois de adquirir o apartamento chega a hora de coloca a mão na massa e deixá-lo com a sua casa. Ok, agora precisa saber, depois das compras os gastos não terminam com a compra do sonhado “lar doce lar”.
Além dos custos da decoração, coloque em mente os custos de reformas (talvez para ficar 100% com a sua cara seja preciso fazer alguma pequena mudança), condomínio e outros gastos, como (caso vá morar sozinho pela primeira vez precisa saber:) alimentação, gás, água, luz entre outros.
A manutenção do próprio apartamento requer investimentos, já que é preciso pintá-lo de vez em quando, por exemplo.

Por essas e outras, seu planejamento não deve terminar quando você adquiri o imóvel. Ele precisa acorbetar todos os possíveis gastos, incluindo decoração e monutenção, entre outros gastos.



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.