Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

19.06.2012

Reforma e Construção

Como decorar um quarto de casal | Todas as dicas para você não errar

{lang: 'pt-BR'}

Planejar uma nova casa não é tarefa das mais fáceis, sobretudo para novos casais, e um dos maiores desafios costuma ser o quarto de casal – esse ambiente que precisa equilibrar os desejos e as aspirações de seus dois moradores.

 

Dicas de como decorar um quarto de casal

 

O importante na hora de pensar em como decorar um quarto de casal é levar em consideração que este precisa ser um ambiente agradável à dupla. Assim, antes de ir às compras, é uma boa ideia alinhar os desejos dos dois e, a partir disto, traçar um estilo guia para a decoração do quarto.
O mais recomendado é que se opte por decorar o quarto do casal com estilos mais neutros, que possam caminhar bem entre as preferências de vocês, mas não existe regra que defina o que deve ser feito: o importante é que vocês se sintam bem e que o ambiente reflita a personalidade (e o amor!) de vocês.

 Como decorar um quarto de casal - rosa

 

Fita métrica em punho

 

Definido o estilo que o casal seguirá na decoração de seu quarto, é importante saber as medidas do quarto, incluindo janelas e a distância entre o chão e seu parapeito. Isso evitará que você compre ou encomende peças que sejam maiores que o espaço disponível e que o casal perca espaço de circulação. No processo de decorar um quarto de casal, essa etapa pode ser entendida como o planejamento, acertando nesta etapa dificilmente você irá errar na decoração.

Como decorar um quarto de casal - clean

 

Cor, para que te quero

 

Um bom exercício na hora de decorar é escolher duas ou três cores que guiarão a decoração. Essa palheta vai te ajudar a manter o cômodo coordenado, e são estas as cores que deverão estar presentes desde as paredes até os lençóis e demais objetos predominantes no quarto.
Embora as cores mais indicadas para quartos sejam as frias e mais suaves, você pode se guiar pelo gosto pessoal aqui. A única recomendação que se costuma dar é que, caso você opte por deixar uma parede com uma cor mais escura – ou um papel de parede mais marcante – é bom que seja a parede em que a sua cabeceira vai ficar – já que, em tese, a parede da cabeceira é aquela para qual você menos olha, fica mais difícil de enjoar.

 

Como decorar um quarto de casal - executivo

 

Por falar em cabeceira…

 

Com a popularização das camas box, cabeceiras ficaram cada vez mais em desuso. No entanto, mais que uma função decorativa, as cabeceiras têm o papel de proteger a parede atrás da cama. Então, se é costume do casal passar muito tempo na cama além das horas de sono, a cabeceira vai ser uma mão na roda para manter a parede limpinha por mais tempo, além de acrescentar todo um charme à decoração do seu quarto de casal.
Se você for adepta do Feng Shui, é sempre bom lembrar que, segundo a filosofia, é proibido colocar a cabeceira voltada para um local de passagem.

 Como decorar um quarto de casal - amarelo

 

Como mobiliar um quarto de casal?

 

Alguns decoradores fazem questão de acrescentar pufes e poltronas ao quarto, para que estranhos não sentem na cama do casal. Cabideiros, prateleiras e escrivaninhas costumam ser outras adições comuns. De fato, o quarto do casal precisa servir aos propósitos necessários. Respeitando as medidas que você tirou antes de comprar os móveis, planeje o que deseja colocar neste cômodo, e tenha sempre em mente o que é mais importante. A depender do estilo escolhido para a decoração, ainda é possível brincar com os móveis e substituí-los: uma cadeira ou uma pilha de malas vintage substituem criados mudos, uma escada, o cabideiro… a imaginação é o limite!

 

Como decorar um quarto de casal - azul claro

 

E se o espaço for pequeno?

 

É comum na vida moderna que os cômodos sejam cada vez menores. Para decorar um quarto de casal pequeno, boas soluções são apostar em cores claras e espelhos – para dar mais amplitude ao espaço – em móveis multiusos – pufes e bancos que viram baús ou camas com gavetas embutidas, por exemplo – e em móveis de marcenaria, para aproveitar cada espaço do quarto do casal. Uma solução que pode até ficar charmosa em alguns cômodos com pé direito alto é adicionar prateleiras em cima dos portais das portas.

 

Como decorar um quarto de casal - colorido

 

Luz de todo dia

 

Nunca é demais afirmar que é preciso pensar em conforto quando se planeja a decoração para o quarto do casal. Nada melhor do que dormir no escuro, ter a luz certa para aquela leitura antes de dormir ou a meia-luz para assistir filmes ou namorar. Mesmo que não se altere o projeto elétrico, luminárias, abajures e demais fontes de luz podem ajudar nessa missão, além das cortinas e de corta-luz, para manter o escuro à noite.

Juntamos algumas fotos na nossa galeria para você se inspirar para decorar o seu quarto de casal.

 

Ainda não tem uma casa pra chamar de sua? Consulte um de nossos corretores online!



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.