Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

26.04.2011

Investimento Imobiliário

Por que o mercado imobiliário está em alta?

{lang: 'pt-BR'}

imoveis salvador

2011 promete acompanhar o mesmo ritmo de crescimento na construção civil que o ano passado, no qual foram vendidas 15 mil unidades residenciais apenas em Salvador. Segundo a ADEMI-Ba (Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário), os bairros que concentram o maior número de imóveis em lançamento são Pituba, Itaigara, Costa Azul e Stiep. Já Barra, Graça e Corredor da Vitória apresentam menor taxa de expansão.

A pesquisa da Ademi-Ba, realizada na capital baiana, revela também que a construção civil segue progredindo, enquanto o número de profissionais da área continua estagnado. Prova disso é a abertura de vagas no setor, que não são preenchidas por falta de profissionais. O governo federal, inclusive, afirmou que a escassez de engenheiros civis brasileiros pode forçar o mercado a contratar mão de obra estrangeira.

E esse quadro de déficit de profissionais no setor de imóveis não se restringe apenas aos engenheiros. O Brasil possui atualmente 220 mil corretores, mas esse número não corresponde à metade do que se precisa para atender à demanda do mercado, segundo avaliação da economia imobiliária.

Na prática, os dados podem ser comprovados pela contratação constante desses profissionais pelas imobiliárias. Um caso interessante é o de uma empresa paulista que possui 700 vagas abertas para corretores. Aqui em Salvador, diante da ascensão do mercado imobiliário baiano nos últimos anos, a Ponto 4 também ampliou seu número de funcionários, contando atualmente com 300 corretores e com vagas abertas para mais contratações.

Quero ser corretor de imóveis

O salário de um corretor de imóveis pode chegar a 300 mil reais por ano. Isso tudo vai depender do volume de negócios fechados, além, é claro, do valor de cada imóvel vendido. É justamente essa chance de altos ganhos que atrai profissionais de outras áreas para esse mercado. “Nós temos médicos, jornalistas, padres, economistas, engenheiros… existem corretores vindos das mais diversas áreas que você imaginar”, afirma José Augusto Viana, presidente do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Para os corretores que negociam imóveis de alto padrão, o mercado está ainda mais favorável. Dados do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) mostram que, depois de algum tempo atendendo às chamadas das classes emergentes, com empreendimentos populares, o segmento imobiliário deve voltar a investir em empreendimentos deluxo, como é o caso do Tivoli Ecoresidence, em Praia do Forte.

O cenário atual do mercado imobiliário anima ainda investidores de imóveis e construtoras. A perspectiva é de que a economia do setor fique mais aquecida com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil . “O setor de indústria já tem projetos de expansão, o que contribui para o crescimento do setor de construção civil. Também já iniciamos a discussão sobre a expansão de novas fronteiras de crescimento de Salvador, como o projeto de requalificação da orla da Cidade Baixa e a construção da ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica”, conclui Alberto Lima, presidente do Siduscon-Ba (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

Quer comprar imóveis em Savador? Converse com o Corretor Online da Ponto 4.

Ficou interessado em comprar imóveis em Salvador? Converse com nosso Corretor Online agora mesmo e ele irá esclarecer todas as suas dúvidas. Você também pode nos acompanhar no Twitter e no Facebook para ficar atualizado sobre todas as novidades do mercado imobiliário de Salvador.



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.