Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

08.04.2011

Investimento Imobiliário

Como ser corretor de imóveis?

{lang: 'pt-BR'}

corretor de imóveis salvador

Esqueça aqueles corretores de imóveis tradicionais: homens de meia idade, paletó e maleta tentando prospectar clientes a todo custo. O corretor atualmente se profissionalizou e aquele antigo perfil está desaparecendo. Hoje, não existe um perfil que defina os profissionais dessa área. Existem mulheres e homens das mais variadas faixas etárias e classes sociais.  Mas o que os corretores de imóveis fazem exatamente? Quais os procedimentos para tornar-se um corretor?

O corretor de imóveis é aquele profissional que faz o intermédio entre o cliente e o imóvel. Ele irá ajudar o futuro comprador na difícil decisão de escolher o imóvel ideal. E qual é o imóvel ideal? Isso também será pensado pelo corretor, que levará em conta a preferência e o valor do investimento que o cliente deseja aplicar.

Aliado a isso, há ainda o processo de convencimento desenvolvido pelo corretor, pois o cliente precisa ser “envolvido” pela proposta do imóvel. Por isso, ser comunicativo e habilidoso com as palavras, no universo dos corretores, são condições essenciais para ter sucesso profissional.

Porém, não basta se achar capaz para exercer a profissão. O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é o órgão que regulariza e normatiza a profissão. Assim, para tornar-se um corretor imobiliário, precisa antes passar por um curso preparatório.

Curso para ser corretor

No Brasil, existem três formas de profissionalização na área imobiliária. Uma delas é tornar-se bacharel em Ciências Imobiliárias. O curso possui duração de quatros anos e capacita o profissional para planejar, orientar e assessorar órgãos públicos e privados no segmento imobiliário. Aqui no Nordeste, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece o curso com ingresso semestral.

Para aqueles que querem cursos profissionalizantes mais rápidos, podem optar por dois tipos: o curso de Gestão Imobiliária, com duração de dois anos; e, o de Técnico em Transações Imobiliárias, com duração de um ano. O curso de Gestão Imobiliária possui o mesmo objetivo de capacitação profissional que o de bacharel em Ciências Imobiliárias, mas, além do curso ser mais rápido, as aulas são ofertadas a distância. Aqui em Salvador, a Unifacs oferece o curso como graduação tecnológica.

Já o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é concluído em apenas um ano e é o requisito mínimo para o corretor de imóvel dar entrada no CRECI com o pedido da carteira profissional. O curso técnico também tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar no ramo imobiliário. Em Salvador, o site da CRECI-Ba disponibiliza informações sobre os lugares que oferecem o TTI.

Agora que você tem todas as informações sobre os corretores de imóveis, que tal trabalhar na Imobiliária Ponto 4? Acesse aqui e cadastre-se. Aproveite e converse com o nosso Corretor Online agora.

Notícias relacionadas:

6 comentários

  1. VALDECY SILVA disse:

    já sou dispachante imobiliario, só que preciso fazer o curso TTI, para trabalhar de corretor, e onde faço esse curso

  2. Tenho achado muito promissor a profissão de corretor de imóveis ultimamente. Tenho vontade de saber algo mais a respeito, achei as dicas aqui fantásticas e interessantes. Espero ter resposta de vocês em breve. Estou muito curioso em saber mais um pouco sobre esse setor. Sou vendedor de carros e gostaria de ter uma outra opção aliada ao meu negócio. Desde já, agradeço.

  3. MARCOS SOARES LIMA disse:

    OLÁ, ACHEI INTERRESANTE A MATÉRIA DO PONTO 4, SEMPRE TRABALHEI NA ÁREA DE VENDAS E GERENCIAMENTO,POIS VENDO O CRESCIMENTO NO RAMO IMOBILIÁRIO, HOJE ESTOU FAZENDO O CURSO T.T.I. E ESTOU ME FORMANDO EM DEZEMBRO DO MESMO; ESPERO SEMPRE TIRAR DÚVIDAS COM O PONTO 4.

    ABRAÇOS



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.