Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

23.02.2011

Investimento Imobiliário

Comprar apartamento na planta

{lang: 'pt-BR'}

Muitos investidores do mercado imobiliário compram imóveis ainda na planta. Aqui em Salvador, assim como nas outras cidades, esta prática tornou-se comum, principalmente pelo valor do imóvel, que fica em média 30% mais barato.
Para quem compra o apartamento na planta, algumas construtoras permitem que se faça uma mudança estrutural no imóvel, a chamada personalização do apartamento. Porém, muitos compradores ficam em dúvida do que pode ser feito na nova casa e o que deve ser evitado.
Para esclarecer essa dúvida, convidamos Antonio Caramelo, arquiteto baiano, para dá o seu parecer a respeito desse assunto:

Antonio Caramelo, apartamento na planta

“Antes de qualquer coisa quem pretende adquirir um imóvel ainda na planta com pretensões de customizá-los de acordo com seus hábitos ou promover uma personalização estético-espacial, deve contratar um arquiteto. Ele terá informações técnicas como passagem de tubulações embutidas nas paredes, presença de elementos estruturais impeditivos ao que se pretenda realizar. Essa revisão de um profissional de arquitetura irá evitar  problemas futuros na estrutura do imóvel”. (Antonio Caramelo)

Caramelo atua no mercado baiano há 40 anos, tendo experiência nas áreas de construção civil, planejamento urbano e projetos arquitetônicos. Realizamos uma entrevista com o arquiteto sobre a importância da arquitetura e do arquiteto no mercado imobiliário atual. Confira:

– Quais as principais mudanças no modus operandi do arquiteto atualmente?

Houve  uma grande mudança no elenco das competências exigidas a esses profissionais. Em outros tempos, bastava ser criativo e ter uma visão técnica, limitada a seu campo de atividade. Hoje, o arquiteto, além de ser criativo, deve possuir uma visão empresarial. Deve conhecer os custos, a execução da obra, a qualidade dos materiais,  oo controle de patologias, entender o mercado e os princípios de sustentabilidade. Enfim, ele deve ser um profissional completo, dominando todos os aspectos da obra.

– O que é imprescindível ter em um projeto atualmente?

Eu não citaria apenas um item, são tantos imprencindiveis que dificilmente poderia elencar apenas um. Em um projeto temos um mix de equipamentos e serviços que um depende do outro para funcionar bem. Todos são importantes.

– Quais os principais aspectos que deve ser levado em consideração quando o projeto é concebido?

Penso que nenhum projeto é bom o bastante se não interagir com o entorno. Se não dialogar com a arquitetura pré-existente, com a topografia, com os recursos naturais do lugar. O arquiteto precisa investigar os impactos daquela obra e, além disso, estar comprometido com a acessibilidade.

Quer comprar imóveis em Savador? Converse com o Corretor Online da Ponto 4.

Ficou interessado em comprar apartamento na planta? Converse com nosso Corretor Online agora mesmo e ele irá esclarecer todas as suas dúvidas. Você também pode nos acompanhar no Twitter e no Facebook para ficar atualizado sobre todas as novidades do mercado imobiliário de Salvador.



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.