Tel: (71) 3333-8000

Fax: (71) 3333-8176

O primeiro blog sobre investimento imobiliário na Bahia

12.04.2011

Financiamento de Imóveis

Corretor de financiamento ou corretor de crédito imobiliário?

{lang: 'pt-BR'}

corretor de credito imobiliario

Resolvemos voltar ao tema “Corretor de financiamento” devido ao sucesso que o outro post alcançou.  A nova profissão provocou curiosidade e interesse nos nossos leitores, que quiseram saber detalhes do novo ramo de atuação dentro do mercado imobiliário.

Não sabe o que é corretor de financiamento? Veja aqui.

Existe diferença entre o corretor de financiamento e o corretor de crédito imobiliário? Não! Apesar de nomes distintos, a função é a mesma: fazer o intermédio entre clientes e banco.

Dúvidas sobre a profissão corretor de financiamento

A profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, por isso, os corretores de imóveis tradicionais estão se adequando nessa nova vertente agora. Confira abaixo alguns esclarecimentos sobre a profissão:

Qual especialização o corretor de crédito imobiliário precisa ter?

O profissional não precisa de nenhuma especialização. Não existe pós-graduação ou cursos profissionalizantes que capacite para atuação nessa área. Quem tem interesse em atuar como corretor de financiamento deve conhecer profundamente os processos de financiamentos imobiliários. Normalmente, são os corretores imobiliários e pessoas que fazem consórcios ou crédito pessoal que se interessam pelo ramo. Em síntese, corretor de financiamento precisa ter facilidade com contas, boa comunicação com o público e manter-se atualizado sobre legislação e regras do universo imobiliário.

De que forma o profissional é remunerado?

Existem consultorias especializadas no ramo, e, nesse caso, há diferentes formas de cobrar pelo serviço. O que acontece habitualmente é o corretor de financiamento receber diretamente do banco, mas só quando o financiamento é concluído. A taxa que o corretor recebe dos bancos também são variáveis: depende do banco e depende do valor do imóvel financiado.

Como o corretor decide qual o melhor financiamento?

O corretor irá analisar o perfil do cliente e da operação. Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito, lembra que nem sempre os bancos que cobram as menores taxas são os melhores. “Há bancos que demandam mais documentos e certidões nesse processo, o que pode atrasar e até mesmo impedir a concessão do financiamento. Portanto, o corretor precisa analisar todos os aspectos envolvidos em cada situação. É um serviço customizado”, conclui Prata.

Assista a entrevista abaixo com Marcelo Prata e confira mais detalhes sobre o corretor de financiamento.

2 comentários

  1. JOAO BATISTA LOPES disse:

    como posso me tornar um corretor de financiamento tambem

    • Ponto 4 disse:

      Olá João, você deve se informar com o CRECI do seu estado. Aqui na Bahia, você pode acessar o link para saber mais informações. Ou você pode conversar com o nosso Corretor Online para saber mais detalhes da profissão.
      Att,
      Equipe Ponto 4



*

*

*

Corretor Online
© 2010 Ponto 4 & Coelho da Fonseca - CRECI J-1195 - Todos os direitos reservados.